Pauta trancada: Vereadores tomam atitude a favor dos servidores municipais

por man publicado 20/05/2016 14h30, última modificação 20/05/2016 14h31
Os vereadores de Manhuaçu tomaram uma iniciativa inusitada durante a reunião ordinária, na noite desta quinta-feira, 19/05, presidida por Jorge Augusto Pereira “Jorge do Ibéria”. Os parlamentares trancaram a pauta a favor dos servidores municipais devido a falta de solução sobre o projeto de lei que regulamenta a carga horária dos funcionários. Com isto, nenhum projeto foi votado, apenas requerimentos, moções e indicações foram aprovadas. Ainda na mesma sessão, o Legislativo recebeu a prestação de contas da EMATER.

O Presidente Jorge do Ibéria justificou a atitude da Câmara. “Todos os servidores estão preocupados quanto a questão da carga horária uma vez que já foi protocolada nesta Casa e o prefeito mesmo veio aqui e retirou o projeto de lei e a única maneira que achei que a Câmara pode estar junto com o servidor nesta luta é trancando a pauta, mas eu não tenho o poder de fazer isto sozinho, então sugeri ao plenário e em votação, todos os 15 vereadores apoiaram os funcionários que não podem ficar com este impasse. O povo precisa de uma resposta”, argumentou.

Ainda de acordo com o Jorge, a Câmara não tem intenção de prejudicar a população, mas vê como uma forma de mobilizar o prefeito a encontrar uma solução. “Não damos esta notícia com alegria, pois aqui tinha projetos importantes e não podemos prejudicar o município. A Câmara não tem intenção de prejudicar e toda vez oferecemos ajuda ao Poder Executivo e que nunca nos abriu espaço. Assim que o projeto sobre a carga horária estiver no Legislativo, nós promovemos reunião até sábado e domingo para resolver esta situação”, acrescentou Jorge.

O Vereador Fernando disse que é uma situação lamentável. “É triste. É lamentável. Hoje os servidores teriam que estar em casa usufruindo do descanso e mais uma vez estão aqui. Eu deixei claro para que todos se acalmem, pois o Legislativo não é doido de abandoná-los. Todos os vereadores estão juntos com os servidores”, ressaltou.

O Vereador Paulo Altino também tentou tranquilizar os servidores. “Se o prefeito quisesse já tinha resolvido esta questão. Todos vocês são testemunhas do que acontece no dia-a-dia. A Câmara mais uma vez tem que abraçar uma causa para que o direito dos servidores seja atendido”, salientou.

O Parlamentar Jânio Garcia demonstrou insatisfação. “Nós vereadores estamos sendo feitos de palhaços. É uma situação séria e não está tendo comunicação adequada”, disse.

O Vereador Cabo Anízio comentou sobre a ação da Câmara. “A atitude desta Casa foi plausível. Estamos buscando um denominador comum e há quase dois anos está acontecendo este atrito. Quando a gente pensou que o problema seria resolvido, o projeto foi retirado de pauta pelo prefeito. Queremos resolver a vida do servidor em geral e todos devem ser valorizados”, falou.

O Vereador Maurício Júnior também opinou. “É uma atitude dura e tomada devido ao descaso do prefeito para com a Câmara e para com os servidores municipais que estão com seus direitos desrespeitados”, concluiu.

REQUERIMENTO

Anízio Gonçalves de Souza

Requer ao Prefeito cópia do convênio e da prestação de contas entre a Prefeitura de Manhuaçu e a Polícia Militar, constando informações sobre o valor de recursos que foram repassados para o 11º BPM, de 2013 até a presente data.

MOÇÕES

João Gonçalves Linhares Júnior e Anízio Gonçalves de Souza

Moção de Congratulações

Pela passagem do “Dia da Polícia Civil”, comemorado em 10 de maio.

Moção de Congratulações

Pela passagem do “Dia da Policial Militar Feminina”, comemorado em 12 de maio.

Moção de Congratulações

Ao SAMAL pela passagem do “Dia do Gari”, comemorado em 16 de maio.

Moção de Pesar

Pelo falecimento do Cb. PM Ralf Freitas, em 11/05/2016.

Anízio Gonçalves de Souza

Moção de Pesar

Pelo falecimento do Sr. Ronaldo de Souza Salazar, em 06/05/2016.

Moção de Pesar

Pelo falecimento da Sra. Maria Aparecida Bastos, em 07/05/2016.

João Gonçalves Linhares Júnior, Eli de Abreu Gomes e Anízio Gonçalves de Souza

Moção de Pesar

Pelo falecimento do Sr. Saulo Eller Boy.

INDICAÇÕES

Eli de Abreu Gomes

Indica a colocação de iluminação pública na Escadaria Novo Horizonte, situada na Rua Anália Maria Dias, nº 180 – fundo, Bairro Bom Jardim.

Jânio Garcia Mendes

Reivindica ao Prefeito que entre em entendimento com o DNIT para que seja construído dois quebra-molas na BR-116, sendo um deles a cem metros antes do radar e outro cem metros depois do radar, no Distrito de Realeza.

Solicita a colocação de guarita (abrigo de passageiros) na BR-262, sentido Santo Amaro, em frente ao Churrasco Tradição.

Solicita ao Prefeito que entre em entendimento com o Diretor do Correio para que seja feito a entrega das cartas em todas as casas do Distrito de Realeza.

Hélio Ferreira

Indica a colocação de calçamento na Rua Santa Inês, Bairro Santa Terezinha.

Reivindica o patrolamento da estrada da Boa Vista.

Solicita o patrolamento da estrada que dá acesso à Cachoeira Sete.

João Gonçalves Linhares Júnior

Solicita ao Secretário de Planejamento colocação de luminárias em três postes de iluminação pública na Rua Professora Mary Coelho Campos, Bairro Alfa Sul.

Aponísia dos Reis

Indica a criação de restaurante popular em Manhuaçu.

Reivindica a destinação de recursos para a realização de eventos culturais nos distritos, como o “Santo Amaro Fest”, em Santo Amaro de Minas.

Solicita ao SAMAL limpeza manual do Córrego de Santo Amaro.

Anízio Gonçalves de Souza

Solicita o rebaixamento dos paralelepípedos de faixas de pedestres em Manhuaçu, a fim de melhorar as condições de acessibilidade de cadeirantes, pessoas com deficiência visual etc.

Reivindica a construção de Praça de Lazer no Bairro Matinha.

Indica a revitalização da Praça Cordovil Pinto Coelho, Centro.

Jorge Augusto Pereira

Reivindica o término da obra na Avenida JK, em Vilanova.

Indica a implantação de Academia ao ar Livre na Avenida JK, em Vilanova.

Solicita a colocação de duas guaritas (abrigo de passageiros) em Vilanova.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.