Alunos da escola João Xavier da Costa participam do Projeto Cidadania

por adm publicado 16/05/2024 13h39, última modificação 16/05/2024 13h39
Finalidade do programa da Câmara de Manhuaçu é divulgar entre estudantes as atividades desenvolvidas pelo poder legislativo e a atuação dos vereadores
Alunos da escola João Xavier da Costa participam do Projeto Cidadania

Alunos da escola João Xavier da Costa visitam plenário da Câmara Municipal em edição do Projeto Cidadania

O Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, recebeu mais um grupo de estudantes na manhã desta terça-feira (14/05). Desta vez, alunos da Escola Estadual João Xavier da Costa participaram do programa que tem o objetivo de divulgar informações sobre o funcionamento do poder legislativo e sobre o papel dos vereadores no município.

A ideia do Projeto Cidadania é disseminar entre os estudantes das escolas de Manhuaçu o conhecimento sobre as atividades desempenhadas pelos representantes eleitos pelo povo na condução do legislativo municipal. Foi este conhecimento que o programa passou para dez alunos do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas da escola.

Os estudantes puderam conhecer a estrutura da câmara e aprender, na prática, como acontecem as sessões legislativas em que são discutidos e votados os projetos de lei. O coordenador do curso, professor Gilmar Veloso, também participou da visita.

Na sede do poder legislativo, o grupo foi recepcionado pelo vereador Administrador Rodrigo, pelo diretor da Escola do Legislativo, professor João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelos diretores pedagógicos Diego Reis Altino e Lucas Siqueira. Os estudantes receberam as boas vindas no anfiteatro, espaço onde são realizadas as sessões solenes da câmara.

Funções do legislativo

Eles conheceram depois o plenário, onde acontecem as reuniões em que são discutidos e votados os projetos de lei e realizadas as audiências públicas. Após assistirem a um vídeo institucional, o professor João Paulo de Souza Andrade e o diretor administrativo Diego Vila Real explicaram aos alunos o papel dos vereadores e as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de elaborar e votar as leis, de ouvir os anseios da população e fazer indicações de obras para o município.

Os alunos ocuparam as cadeiras do plenário, normalmente usadas pelos vereadores nos dias de reuniões, em uma verdadeira simulação de sessão ordinária. Tanto os estudantes como o coordenador do curso técnico puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas com o vereador Administrador Rodrigo e com a equipe da Escola do Legislativo.

O professor Gilmar Veloso destacou a importância da participação dos alunos no Projeto Cidadania. “Tenho que destacar que o curso é novo na escola, um curso integral e profissionalizante, e que é importante tirar o aluno de sala de aula e levá-lo para conhecer na prática o que ele estudou. E hoje eles aprenderam aqui cidadania e legislação”, frisou.

As instituições educacionais que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos