Alunos do CEM têm aula de democracia e cidadania às vésperas das eleições

por adm publicado 09/10/2024 16h49, última modificação 09/10/2024 16h49
Estudantes participaram do Projeto Cidadania, da Escola do Legislativo da Câmara de Manhuaçu, que busca divulgar as atividades do poder legislativo
Alunos do CEM têm aula de democracia e cidadania às vésperas das eleições

Estudantes participam do Projeto Cidadania, da Câmara de Manhuaçu

A Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Manhuaçu, realizou uma edição especial do Projeto Cidadania na manhã desta quinta-feira (03/10). Às vésperas da eleição para prefeito e vereadores, o programa, que tem o objetivo de divulgar as funções do poder legislativo municipal, recebeu alunos do Centro Educacional de Manhuaçu (CEM) para um bate-papo sobre democracia e cidadania.

Foi uma boa oportunidade para os estudantes do sexto ano já começarem a se preparar para o exercício dos seus direitos como cidadãos. O professor Thiago Norberto, que acompanhou os alunos, enfatizou a importância da participação deles no projeto. “É importante para os meninos entenderem como funciona a democracia, tendo em vista que eles estão estudando a democracia e a cidadania nas sociedades clássicas. Estar aqui é essencial para eles vivenciarem a rotina que acontece no legislativo da nossa cidade”, disse.

Além de Norberto, os 22 estudantes do CEM estavam acompanhados da coordenadora pedagógica Renata Alves. O grupo foi recepcionado na câmara pelo professor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelo diretor pedagógico do projeto, Diego Reis Altino.

O grupo conheceu a estrutura da câmara e teve acesso a muitas informações sobre o funcionamento do poder legislativo, sobre o papel desempenhado pelos vereadores e sobre o processo eleitoral no município. O objetivo do Projeto Cidadania é exatamente disseminar entre os estudantes de Manhuaçu o conhecimento sobre o trabalho desenvolvido pelos representantes eleitos pelo povo na condução do legislativo municipal.

Conhecimento na prática

Ocupando o plenário da câmara, os alunos puderam aprender na prática como acontecem as reuniões em que são discutidos e votados os projetos de lei. O professor João Paulo de Souza Andrade explicou às crianças o papel dos vereadores e as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de elaborar e votar as leis, de ouvir a população e fazer indicações de obras para o município.

Para ele, a visita dos alunos à Câmara de Manhuaçu é relevante nas vésperas de uma eleição municipal. “Esse contato direto com o funcionamento do legislativo é uma oportunidade única para os jovens entenderem melhor o papel da câmara e dos vereadores no desenvolvimento da cidade. Ao conhecerem de perto o processo eleitoral, os alunos compreendem a importância do voto consciente e da participação cidadã, aprendendo que são os vereadores eleitos que criam, discutem e aprovam leis que impactam diretamente a vida de todos os cidadãos”, afirmou.

Andrade também destacou o papel da educação política na vida dos estudantes. “Eles entendem que o vereador também é responsável por fiscalizar as ações do executivo, assegurando que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficiente e transparente. A educação política desde cedo fortalece a democracia, e visitas como essa ajudam a formar cidadãos críticos e engajados, que compreendem a importância de uma participação ativa para o futuro de nossa sociedade”, frisou.

As instituições educacionais que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos