Câmara de Manhuaçu recebe Dia Nacional de Luta Antimanicomial

por adm publicado 18/05/2023 14h36, última modificação 18/05/2023 14h36
Vereadores participaram do seminário promovido pela Secretaria de Saúde com o objetivo de trocar experiências sobre a rede de atenção psicossocial
Câmara de Manhuaçu recebe Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Seminário realizado na Câmara de Manhuaçu discute a Luta Antimanicomial

A Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu o seminário Dia Nacional de Luta Antimanicomial na tarde desta quarta-feira (17/05). O evento foi realizado no anfiteatro da casa do legislativo. O encontro foi promovido pela Secretaria de Saúde de Manhuaçu, por meio da Coordenação de Saúde Mental, e celebrou antecipadamente o Dia Nacional de Luta Antimanicomial, que é comemorado no dia 18 de maio.

O vereador Administrador Rodrigo (DC) representou o presidente da câmara, Gilsinho (DC), e compôs a mesa de abertura do evento. A vereadora Eleonora Maira (PSB) também prestigiou o seminário como integrante da Comissão de Saúde da casa.

Com o tema “Plantando a esperança, reflorestando o amanhã: pessoas são para dar frutos doces e tantans”, o objetivo do encontro foi promover trocas de experiências e o trabalho da rede de atenção psicossocial do município. O seminário colocou em destaque as atividades desenvolvidas pelos três Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) de Manhuaçu: CAPS II Nossa Casa, CAPS Ad III 24h Despertar e CAPS’i Crescer.

Durante o evento, foram realizadas palestras, apresentações culturais, oficinas e exposição com peças de arte e de artesanato produzidas pelos pacientes. Na cerimônia de abertura, a mesa foi composta pela coordenadora municipal de Saúde Mental, Luciane Guimarães Pascini Nunes, pelo assessor de Governança Regional e Referência Técnica de Saúde Mental, Marcos Alexandre de Faria Moreira, pela secretária de Assistência Social, Eleni de Jesus Mariano Marques, pelo representante do Conselho Municipal de Saúde, Nélson de Abreu, pelo vereador Administrador Rodrigo e pela representante da secretaria de Saúde, Elizabeth Marçal.

CAPS

As coordenadoras do CAPS II Nossa Casa, Maria Aparecida Silva, CAPS Ad III 24h Despertar, Pamella Cristina Pauferro, e CAPS’i Crescer, Daiane Pereira Guimarães Fialho, também estiveram presentes no seminário, além de vice-diretores, alunos, professores, servidores, usuários dos CAPS e familiares.

No início do seminário, a coordenadora municipal de Saúde Mental, Luciane Guimarães, abordou o tema “A Luta Antimanicomial e a Rede de Atenção Psicossocial em Manhuaçu: um cuidado em liberdade”. Em seguida, os pacientes dos três CAPS fizeram apresentações teatrais e musicais sobre as atividades desenvolvidas pelos centros de saúde mental e a luta antimanicomial.

Depois do momento cultural, foram realizadas oficinas em grupos sobre o trabalho em saúde mental. Ao final, o assessor de Governança Regional e Referência Técnica de Saúde Mental, Marcos Alexandre de Faria Moreira, falou sobre o tema “Evolução, desafios e possíveis retrocessos da saúde mental”.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos