Câmara de Manhuaçu recebe visita de pesquisadores da Fundação João Pinheiro
A Câmara Municipal de Manhuaçu recebeu na tarde desta terça-feira (13/06) pesquisadores da Fundação João Pinheiro (FJP), de Belo Horizonte. Os profissionais apresentaram para os vereadores o Plano Diretor Municipal que estão desenvolvendo para a prefeitura de Manhuaçu.
Maria Izabel Marques do Vale, arquiteta e pesquisadora, e Paulo Madsen, geógrafo e pesquisador, foram recebidos pelo presidente da câmara, Gilsinho (DC), e por uma comitiva de vereadores. Os pesquisadores da FJP estavam acompanhados do subprocurador de Manhuaçu, Thiago Assad.
Maria Izabel explicou os desafios de elaborar um Plano Diretor para Manhuaçu devido às peculiaridades do relevo do município, que fica em uma região montanhosa. Ela informou que o plano irá tratar do zoneamento do município, do aspecto econômico e do desenvolvimento social.
A arquiteta e pesquisadora lembrou que as propostas ainda estão na fase preliminar e estão sendo debatidas com as secretarias municipais. A ideia é colocar as propostas no site da prefeitura para receber contribuições da população. Maria Izabel disse que estão previstos também a realização de um seminário e de audiência pública para debater o plano.
Paulo Madsen, responsável por realizar o macrozoneamento do Plano Diretor, destacou o cuidado e a preocupação em trabalhar as sub-bacias hidrográficas da região. De acordo com o geógrafo e pesquisador, o objetivo é cuidar para que a população tenha água em quantidade e qualidade ideais.
Outro ponto discutido no encontro foi a necessidade de criar uma zona de segurança hídrica e geotécnica para o município, periodicamente atingido por enchentes. Os pesquisadores ouviram propostas e tiraram dúvidas dos vereadores.
A Fundação João Pinheiro é uma instituição de pesquisa e ensino vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. A organização é referência nacional na produção de estatísticas e na criação de indicadores econômicos, financeiros, demográficos e sociais. A FJP presta serviços a instituições federais, estaduais e municipais, empresas e organizações privadas, universidades, institutos de pesquisa, organismos internacionais e entidades representativas de vários segmentos sociais.
Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos