Câmara Municipal aprova projeto que institui Farmácia Solidária em Manhuaçu

por adm publicado 15/10/2024 14h25, última modificação 15/10/2024 14h25
Objetivo do programa é arrecadar medicamentos dentro do prazo de validade junto à comunidade e distribuí-los às pessoas necessitadas da cidade
Câmara Municipal aprova projeto que institui Farmácia Solidária em Manhuaçu

Vereadores discutem projetos durante sessão extraordinária da Câmara de Manhuaçu

Em sessão extraordinária realizada na noite desta segunda-feira (14/10), a Câmara Municipal de Manhuaçu aprovou projeto de lei que institui o programa Farmácia Solidária no município. A proposição visa arrecadar sobras de medicamentos não vencidos junto à comunidade e sua posterior distribuição às pessoas necessitadas da cidade.

O projeto 69/2024, de autoria do vereador Juninho Enfermeiro, prevê a distribuição dos medicamentos com supervisão médica. Tudo será realizado com o controle da qualidade e dos prazos de validade dos remédios.

Um dos objetivos da proposição é permitir o acesso gratuito da população a medicamentos obtidos por meio de doações de consultórios médicos, da comunidade, de empresas e indústrias farmacêuticas, entidades públicas e privadas e da sociedade civil.

Juninho Enfermeiro lembrou que já existem programas semelhantes em outras cidades e a ideia é replicar a experiência em Manhuaçu. O projeto agora segue para a sanção do poder executivo.

A reunião desta quinta-feira foi conduzida pelo vice-presidente do poder legislativo, Allan do Alaor, e por Rose Mary, primeira secretária, e Juninho Enfermeiro, segundo secretário da mesa diretora.

Outros projetos

Durante a sessão, também foram aprovados os projetos de lei 66/2024, da vereadora Eleonora Maira, e 67/2024, de Administrador Rodrigo. O documento 66/2024 institui o evento “Logo Ali Adventure” no calendário oficial de Manhuaçu. Trata-se de uma celebração que promove a cultura local e o turismo, com atividades como trilhas, esportes ao ar livre e atrações culturais. O evento será realizado anualmente no mês de agosto.

Já o projeto 67/2024 declara a Associação Manhuaçuense de Artesãos (AMA) como entidade de reconhecida utilidade pública municipal. A associação atua sem fins lucrativos e promove o desenvolvimento econômico através da valorização do artesanato em Manhuaçu e região. A AMA, além de realizar eventos, feiras e exposições, oferece cursos de capacitação para artesãos, especialmente aqueles provenientes de contextos socioeconômicos vulneráveis.

Em caráter de urgência, foi aprovado o projeto 72/2024, de autoria do poder executivo. A proposição concede o benefício do aluguel social a seis famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica de Manhuaçu.

Projeto de resolução

A sessão aprovou ainda o projeto de resolução 07/2024, do vereador Allan do Alaor, que concede o diploma de Honra ao Mérito à senhora Ruth Dutra Rosa. É uma homenagem à personalidade de destaque que realiza cursos e mentorias individuais e em grupo na área de desenvolvimento pessoal e profissional.

Na reunião foram aprovados dois vetos do poder executivo a projetos de lei aprovados pelo legislativo municipal. Foram vetados os projetos 66/2021 e 72/2022.

A primeira proposição instituía a contratação de jovem aprendiz nas empresas que prestam serviços de terceirização à prefeitura. Já a segunda dispunha sobre o direito de toda mulher ter acompanhante nas consultas e exames nos estabelecimentos públicos e privados de Manhuaçu. Os vetos apontaram inconstitucionalidades nos dois projetos por serem temas já regulados por leis federais.

Ao final da sessão, no momento da palavra franca, alguns vereadores voltaram a reivindicar o repasse de verbas de emendas impositivas por parte do poder executivo. Uma das preocupações manifestadas foi o prazo para o cumprimento dos repasses, já que faltam pouco mais de dois meses para o final do ano.

Mais fotos Mais fotos