Câmara Municipal de Manhuaçu analisa prestação de contas da prefeitura

por adm publicado 03/06/2024 14h48, última modificação 03/06/2024 14h48
Secretaria de Saúde e equipe de enfrentamento à dengue apresentaram dados sobre as ações e serviços prestados durante o primeiro quadrimestre de 2024
Câmara Municipal de Manhuaçu analisa prestação de contas da prefeitura

Poder executivo presta contas do primeiro quadrimestre de 2024 em audiência pública

A prefeitura de Manhuaçu apresentou sua prestação de contas referente ao primeiro quadrimestre de 2024 em audiência pública realizada na Câmara Municipal na tarde da última quarta-feira (29/05). A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas do poder legislativo, Cléber Benfica, pelo relator, Administrador Rodrigo, e pela vereadora Rose Mary, suplente na comissão.

A audiência contou com as apresentações da secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis, e do contador da Amadeus Consultoria, Gentil Alves Barbosa Filho. Também participaram da reunião o secretário municipal da Fazenda, Magno Marçal, e servidores do departamento jurídico e contábil da câmara.

Após abrir a sessão, Cléber Benfica passou a palavra para o vereador Administrador Rodrigo, que leu a pauta da audiência. Logo em seguida, Gentil Alves Barbosa Filho apresentou os quadros da evolução das receitas e despesas do município. Ele destacou pontos como os gastos nas áreas de saúde e educação, o índice de gastos com pessoal e a aplicação de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

A secretária de Saúde, Ana Lígia de Assis, apresentou dados dos atendimentos e serviços prestados pela pasta no primeiro quadrimestre (janeiro, fevereiro, março e abril) deste ano. Ela expôs para os vereadores informações como as principais causas de internação no município, dados da atenção primária, as ações de capacitação de médicos, os atendimentos odontológicos e o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD).

Dengue

Atendendo ao requerimento 69/2024, da vereadora Eleonora Maira, foram fornecidos esclarecimentos sobre a situação da dengue em Manhuaçu na segunda parte da audiência. Ana Lígia passou a palavra para representantes da equipe constituída para o enfrentamento da doença no município.

Leonardo Mota de Sales, coordenador da Equipe de Vigilância Ambiental, falou sobre as ações desenvolvidas no combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Sales explicou os ciclos de tratamento desenvolvidos, como é realizada a aplicação de inseticida, a atuação dos agentes de endemias e as ações de conscientização da população.

Em relação aos ciclos de tratamento, ele informou que, no primeiro ciclo, 38.443 imóveis foram visitados, no segundo, 36.761 imóveis e no terceiro, ainda em aberto, 15.153 imóveis receberam visitas. A equipe foi responsável ainda por 2 mil aplicações de inseticida.

A enfermeira Otávia de Souza Fraga e a médica Márcia Giovane Rodrigues da Silva, da Unidade de Atendimento Integrado (UAI), também apresentaram dados sobre os atendimentos realizados no município. De janeiro a maio, foram 35.140 atendimentos na UAI e 5.510 nos pontos de hidratação, em um total de 40.650.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos