Câmara Municipal e Energisa buscam solução para acesso à rede elétrica em Manhuaçu

por adm publicado 14/05/2024 14h14, última modificação 14/05/2024 14h14
Presidente da câmara, Gilsinho, o vice-presidente, Allan do Alaor, e Inspetor Juninho Linhares estiveram em Cataguases apresentando demandas da população à empresa de energia

Sede da Energisa, em Cataguases; vereadores se reuniram na empresa para apresentar demandas da população de Manhuaçu

Vereadores da Câmara Municipal de Manhuaçu participaram de uma reunião com representantes da companhia de energia Energisa na última sexta-feira (10/05). O encontro aconteceu na sede da empresa em Cataguases, na Zona da Mata mineira, e serviu para os parlamentares apresentarem demandas da população rural e urbana do município e também buscarem informações sobre algumas das modalidades de serviço disponibilizadas pela companhia.

O presidente do poder legislativo, Gilsinho, o vice-presidente, Allan do Alaor, e o vereador Inspetor Juninho Linhares foram recebidos pela gerente de serviços comerciais e combate a perdas, Janaína de Sousa, pelo coordenador de projetos e cadastros, Luiz Eduardo de Sousa Mendes, e pelo analista de relacionamento, José Alex Barbosa.

O objetivo dos vereadores é atender uma série de demandas da população rural e urbana de Manhuaçu que pleiteiam o acesso à rede elétrica e à expansão dos serviços de eletrificação rural. As conversas com os representantes da Energisa apontaram para a necessidade de se realizar um levantamento das reivindicações da população não atendida para uma análise por parte da empresa.

Janaína de Sousa explicou que é interesse da Energisa resolver a situação e que um levantamento do número de famílias que requer atendimento servirá para dimensionar o tamanho do serviço. De acordo com Luiz Eduardo de Sousa Mendes, o entendimento da empresa é o de que todos sejam atendidos com rede elétrica.

Reunião proveitosa

Os vereadores consideraram bastante proveitosa a reunião. Inspetor Juninho Linhares destacou as orientações recebidas da equipe da Energisa para chacreamentos ou em propriedades na área urbana que ainda não conseguiram acesso à energia elétrica. “Tivemos todo o esclarecimento para tentar resolver esta situação para Manhuaçu, tanto na cidade como na zona rural”, afirmou, colocando-se à disposição para fornecer informações à população.

O vice-presidente da câmara, Allan do Alaor, ressaltou que na reunião foram informados que existem várias possibilidades para as pessoas conseguirem acesso à energia elétrica em sua propriedade. “A reunião foi muito esclarecedora e nos foram passadas todas as formas nas quais as pessoas devem se enquadrar para poderem ser atendidas com energia na zona rural e dentro da cidade”, disse.

O presidente do poder legislativo, vereador Gilsinho, lembrou que, mesmo com o término do programa Luz para Todos, do governo federal, o projeto de universalização dos serviços públicos de energia elétrica permite a ampliação do acesso às redes. “Existe um decreto do presidente, juntamente com algumas resoluções, que dá um amparo para as pessoas que ainda não têm energia. Obviamente, deve-se obedecer a alguns critérios e esses critérios nós iremos passar para aquelas pessoas que estiverem interessadas em adquirir a iluminação em sua propriedade”, esclareceu.

A reunião na sede da Energisa aconteceu após uma audiência dos vereadores no Ministério de Minas e Energia realizada em Brasília (DF) no início deste mês. Na ocasião, os parlamentares reuniram-se com o diretor do departamento de Universalização e Políticas Sociais de Energia Elétrica, André Luiz Dias de Oliveira, e o coordenador geral de Universalização do Acesso à Energia, Eduardo Duarte Faria. Os parlamentares foram acompanhados do assessor do deputado Mário Heringer, Rubens Herbert, e o assessor do presidente do senado, João Rafael Soares.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos