Câmara recebe audiência pública de prestação de contas da prefeitura
Audiência pública realizada na câmara apresenta prestação de contas da prefeitura para o segundo quadrimestre de 2022
Em audiência pública realizada na tarde desta quinta-feira (29/09) na câmara dos vereadores, a prefeitura de Manhuaçu apresentou a prestação de contas referente ao segundo quadrimestre deste ano. A reunião foi conduzida pelo presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tomada de Contas da Câmara Municipal, vereador Allan do Alaor (PSC), e pelo relator da comissão, vereador Administrador Rodrigo (DC). O vereador Juninho Enfermeiro (PSC) também compôs a mesa diretora.
O objetivo da audiência foi levar ao conhecimento da população o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal e o Relatório Resumido da Execução Orçamentária da Saúde (Lei Complementar 141/2012). A reunião contou com as exposições da secretária municipal de Saúde, Ana Lígia de Assis Garcia, do secretário da Fazenda, Magno Marçal Soares, e do contador da Amadeus Consultoria, que presta assessoria para a prefeitura, Gentil Alves Barbosa Filho.
Saúde
A secretária Ana Lígia apresentou um relatório com os dados da produção e dos serviços prestados pela pasta ao município no segundo quadrimestre (meses de maio a agosto) de 2022. Ela demonstrou números referentes a atendimentos de urgência, ao número de vítimas da Covid-19, à produção de atenção primária, implantação de centros odontológicos, participação em campanhas de vacinação e capacitação de agentes comunitários.
O vereador Administrador Rodrigo destacou a atuação da Saúde com os investimentos realizados na prevenção do câncer de mama. Ele também citou o programa de castração animal do município, com quase 2.000 animais castrados, e os recursos investidos na clínica animal da cidade. O vereador Juninho Enfermeiro ressaltou o que considerou um bom percentual de 16% da população de Manhuaçu atendida pela pasta no segundo quadrimestre. Antônio da Margarida (PSB) chamou a atenção para a melhoria do atendimento da Saúde municipal.
O secretário da Fazenda, Magno Marçal Soares, e o contador Gentil Alves Barbosa Filho apresentaram um quadro das receitas e despesas do município no segundo quadrimestre de 2022. Ao traçar uma comparação entre quadrimestres, Barbosa Filho explicou a necessidade de se buscar um equilíbrio entre receitas e despesas.
Samal
Administrador Rodrigo questionou a demanda por aquisição de lixeiras pelo Serviço Autônomo Municipal de Limpeza Urbana (Samal). O secretário Magno Marçal explicou que o problema de falta de lixeiras na cidade ocorre em função de vandalismo. Allan do Alaor considerou o problema sério. Na audiência, sugeriu-se a criação de peças publicitárias para a conscientização da população em relação ao problema.
A contadora Loide de Oliveira Silva, do Fundo Municipal de Saúde, também registrou presença na audiência pública.
Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos