Equipe da Escola do Legislativo participa de capacitação na ALMG
O diretor da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu, professor João Paulo de Souza, e o diretor administrativo, Diego Vila Real, participaram de um curso de capacitação promovido pela Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última semana. Trata-se do curso de formação de coordenadores do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) para atuarem na edição de 2023 do projeto, que vai debater o tema “Jovem e mercado de trabalho”.
O curso aconteceu nos dias 16 e 17 de novembro e dividiu os alunos por polos regionais. A equipe da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Manhuaçu ficou no Polo Regional Leste, Vales do Aço e Rio Doce, junto com os municípios de Caratinga, Inhapim, Dom Cavati, Santana do Paraíso e Governador Valadares. A escola da ALMG recebeu também na última semana os polos Centro-Oeste, Médio Espinhaço, Médio Piracicaba e Metropolitano.
O PJ Minas é um programa de educação política e cidadã direcionado a estudantes do ensino médio. O programa é realizado pela ALMG em parceria com as câmaras municipais de Minas Gerais e conta com o apoio da PUC Minas. Este ano, o conteúdo do curso incluiu trocas de experiências, informações sobre normas e regulamentos, apresentações das equipes da ALMG e palestras sobre o tema “Jovem e mercado de trabalho”.
A capacitação trabalha a formação política e temática dos alunos, a mobilização, estudos e diagnósticos locais e ainda a formação para elaboração de propostas nos níveis municipal e regional. Além de servidores das câmaras municipais, o PJ Minas também estende para vereadores a participação no programa.
O diretor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza, considerou positiva a capacitação. “Fiquei encantado com a grandeza e a organização do Parlamento Jovem de Minas. Os futuros participantes do PJ Minas, alunos do ensino médio, terão a oportunidade de participar de um projeto muito bem estruturado desenvolvido pela ALMG que conta com oficinas de formação política, oficinas de formação temática e ainda com encontros regionais e estaduais e serão fundamentais ao conhecimento e a conscientização dos nossos jovens”, afirmou.