Câmara de Manhuaçu participa de evento sobre violência contra a mulher
A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Manhuaçu marcou presença na palestra “Conscientização dos homens para o fim da violência contra a mulher”, realizada na tarde de terça-feira (12/12) no auditório do Sicoob. O evento foi organizado pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
Estiveram na palestra a procuradora geral da Procuradoria da Mulher do poder legislativo, vereadora Mariley Assistente Social (PP), e a segunda vice-procuradora, vereadora Eleonora Maira (PSB). Durante o encontro, foram ministradas três palestras sobre a violência praticada contra as mulheres especialmente direcionadas aos homens. Ficaram responsáveis pelas palestras a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), a psicóloga Raiane Ferreira, do projeto Diálogos Sobre a Masculinidade, e o psicólogo Bruno Oliveira Rocha.
O sargento Aílton e a soldado Mariane, da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), deram início ao evento. Sargento Aílton destacou a importância dos temas que seriam debatidos. O vice-presidente do Conselho Administrativo do Sicoob, Vinícius Magalhães Dutra, deu as boas vindas ao público e falou um pouco sobre as ações sociais desenvolvidas pela cooperativa. Dutra chamou a atenção para a relevância das palestras e lembrou que, por falta de informação, as pessoas podem se omitir diante de situações de violência contra a mulher.
Mariley Assistente Social abordou os serviços prestados pela rede de assistência em Manhuaçu e o papel da Procuradoria da Mulher. Ela aproveitou para convidar o público a tornar-se um parceiro na luta contra esse tipo de violência.
Palestras
Na primeira palestra, a delegada Adline Ribeiro traçou um panorama histórico das conquistas das mulheres no enfrentamento da violência até a promulgação da lei Maria da Penha. Ela falou sobre os tipos de violência (física, psicológica, sexual, patrimonial e moral) praticados e sobre as medidas protetivas, que têm o objetivo de proteger mulheres em situação de risco.
Adline Ribeiro enfatizou que os índices revelam que a mulher tem mais chance de ser agredida ou assassinada por pessoas que fazem parte de seu cotidiano do que por desconhecidos. Ela finalizou sua fala projetando no telão a frase “A vida começa quando a violência acaba”, da ativista Maria da Penha.
A psicóloga Raiane Ferreira, do projeto Diálogos sobre Masculinidades, falou sobre o programa que tem como objetivo prevenir e combater a violência doméstica e conscientizar os homens autores de agressões. Ela explicou que nada justifica uma violência, mas que é necessário entender as razões pelas quais ela acontece para que não haja novas ocorrências.
O psicólogo Bruno Oliveira Rocha abordou as referências sociais no processo de formação dos homens e as dificuldades de alcançar mudanças de comportamento. Ele sugeriu o diálogo, a paciência e a procura de ajuda no enfrentamento do problema. O público pôde esclarecer várias dúvidas com os profissionais.
Ao final do evento, Mariley Assistente Social lembrou que, durante 2023, as entidades que formam a rede passaram a se conhecer e manifestou seu desejo de ver mais entidades a compondo no próximo ano. A vereadora Eleonora Maira disse que seria importante levar esse debate para as escolas. Ela agradeceu a presença do público e pediu que as pessoas levassem a mensagem aprendida. “Quero contar com vocês para fortalecer esta rede”, enfatizou.
Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos