Procuradoria da Mulher participa de seminário da PPVD sobre violência contra a mulher

por adm publicado 26/06/2024 13h48, última modificação 26/06/2024 13h48
Simpósio foi o primeiro realizado pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica sobre o tema; procuradoria representou o poder legislativo no evento

Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher realizado no auditório do Sicoob

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Manhuaçu participou do 1º Seminário da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, realizado no auditório do Sicoob na manhã desta terça-feira (25/06). A conferência foi realizada pela Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD), da Polícia Militar, e proporcionou o encontro das redes de proteção à mulher dos 24 municípios que fazem parte da área de atuação do 11º Batalhão da PM (11º BPM).

A procuradora geral da Procuradoria da Mulher da câmara, Mariley Assistente Social, foi uma das palestrantes do evento. A segunda vice-procuradora, vereadora Eleonora Maira, também representou o poder legislativo no seminário.

Além de Mariley, ministraram palestras a tenente-coronel Ivana Ferreira Quintão, comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar Independente de Prevenção à Violência Doméstica, de Belo Horizonte, a delegada Adline Ribeiro, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), de Manhuaçu, e a secretária municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques.

Em sua palestra, a tenente-coronel Ivana traçou um breve histórico do serviço de prevenção à violência doméstica da PMMG, desde o surgimento em Belo Horizonte até sua expansão para o interior do estado. Ela apresentou o conceito do serviço e números dos atendimentos prestados. A tenente-coronel lembrou que em 2019 apenas 25 cidades contavam com o serviço e hoje já são 156 municípios atendidos.

A delegada do Deam, Adline Ribeiro, falou sobre a integração da rede de proteção à mulher e o projeto Chame a Frida, serviço de atendimento virtual às vítimas de violência doméstica idealizado pela escrivã da Polícia Civil, Ana Rosa Campos. Adline destacou ainda o atendimento prestado pela Deam aos 140 mil habitantes dos seis municípios atendidos pela delegacia e o crime de stalking (conduta de se perseguir uma pessoa de maneira obsessiva). Segundo ela, só em 2023 foram registradas 79,7 mil denúncias de stalking feitas por mulheres no Brasil.

A secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus Mariano Marques, abordou as atividades da secretaria, que faz parte da rede de atendimento de Manhuaçu. Ela explicou as políticas de atendimento social às mulheres desenvolvidas pela pasta.

Integração

Mariley Assistente Social falou sobre a rede constituída em Manhuaçu e a necessidade de integrar as casas legislativas nos mesmos moldes pelas procuradorias da mulher. A vereadora ainda pontuou a importância da Agenda de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), elaborada pelo Sebrae e que prevê o direcionamento econômico de Manhuaçu para os próximos 20 anos.

A procuradora citou a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Ministério público como entidades que garantem a segurança pública, o que contribui para o desenvolvimento do município. Por fim, ela incentivou as mulheres a participarem da política.

Logo em seguida, o comandante do 11º BPM, tenente-coronel Wesley Flávio Soares, falou sobre o recém inaugurado Projeto Sentinela de Videomonitoramento. Ele explicou a importância do sistema implantado para a segurança pública no município, inclusive como ferramenta no combate à violência contra a mulher.

Todas as palestrantes receberam uma cesta com itens produzidos por agricultoras locais. O capitão Túlio, ao entregar a cesta para Mariley Assistente Social, agradeceu a ela e a todos os vereadores pela destinação de emendas parlamentares à Polícia Militar. Esses recursos já permitiram a melhoria das instalações do 11º BPM e o incremento dos sistemas de segurança da corporação.

Ao final do seminário, houve a entrega de certificados às representantes dos municípios que também implantaram rede de atendimento às mulheres.

Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos