Projeto Cidadania recebe alunos da Escola Faculdade do Saber
Alunos da Escola Faculdade do Saber tiveram um encontro com o poder legislativo manhuaçuense durante a tarde da última quarta-feira (18/09). O grupo de estudantes participou do Projeto Cidadania, oferecido pela Escola do Legislativo, da Câmara Municipal de Manhuaçu, e teve acesso a muitas informações sobre o funcionamento da casa legislativa e sobre o papel desempenhado pelos vereadores no município.
O objetivo do Projeto Cidadania é disseminar entre os estudantes das escolas de Manhuaçu o conhecimento sobre o trabalho desempenhado pelos representantes eleitos pelo povo na condução do legislativo municipal. Este conhecimento foi absorvido com interesse e curiosidade por 27 alunos do quinto ano da Escola Faculdade do Saber.
Os estudantes puderam conhecer a estrutura da câmara e aprender na prática como acontecem as sessões legislativas em que são discutidos e votados os projetos de lei. Os alunos estavam acompanhados da professora Amanda Calixto e da mestre de sala Andreza Vitória.
Na Câmara Municipal, o grupo foi recepcionado pelo diretor geral, Clóvis Dornelas Filho, pelo professor da Escola do Legislativo, João Paulo de Souza Andrade, pelo diretor administrativo, Diego Vila Real, e pelos diretores pedagógicos Diego Reis Altino e Lucas Siqueira. Depois de conhecerem a galeria de ex-presidentes do poder legislativo Deputado Jorge Hannas, os estudantes receberam as boas vidas no anfiteatro, espaço onde são realizadas as sessões solenes da câmara.
Funções do legislativo
Já no plenário, o grupo de alunos teve a experiência de conhecer o local onde acontecem as reuniões e são discutidos e votados os projetos de lei e realizadas as audiências públicas. O professor João Paulo de Souza Andrade explicou aos estudantes o papel dos vereadores e as funções do poder legislativo de fiscalizar o poder executivo, de elaborar e votar as leis, de ouvir os anseios da população e fazer indicações de obras para o município.
Os alunos ocuparam as cadeiras do plenário, normalmente usadas pelos vereadores nos dias de reuniões, em uma simulação de sessão ordinária. Os estudantes puderam fazer perguntas e esclarecer dúvidas com a equipe da Escola do Legislativo.
A professora Amanda Calixto ressaltou a importância da participação da escola no Projeto Cidadania. Ela explicou que os alunos estão estudando em sala de aula temas como democracia e cidadania. De acordo com a professora, a ideia da visita foi mostrar aos estudantes como as leis são criadas e como é o funcionamento do legislativo na prática. O grupo se mostrou bastante interessado e fez várias perguntas sobre os mais diversos assuntos.
Ao final da participação da Escola Faculdade do Saber no Projeto Cidadania, foram sorteados para as crianças exemplares dos livros “Constituição em miúdos” e “Estatuto da criança e do adolescente”, edições ilustradas publicadas pelo Senado Federal.
As instituições educacionais que tiverem interesse em participar do Projeto Cidadania podem entrar em contato com a câmara dos vereadores. As visitas são agendadas nos períodos da manhã (8h às 11h) e da tarde (14h às 16h30) pelo telefone (33) 3331-1740.
Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos