TRE diploma eleitos ao executivo e ao legislativo de Manhuaçu
Em sessão solene realizada na noite desta quarta-feira (18/12), o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais – 167ª Zona Eleitoral de Manhuaçu diplomou os 17 vereadores eleitos no município no pleito do dia 06 de outubro. Também foi diplomada a prefeita reeleita, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e o vice-prefeito, Nailton Heringer. A cerimônia aconteceu no anfiteatro da sede do poder legislativo de Manhuaçu.
A solenidade concedeu ainda o diploma aos candidatos eleitos dos poderes executivo e legislativo de Reduto, Simonésia, Santana do Manhuaçu e São João do Manhuaçu, municípios que compõem a 167ª Zona Eleitoral. Além dos escolhidos no pleito, marcaram presença no evento representantes de partidos políticos e diversas autoridades.
A sessão foi conduzida pelo mestre de cerimônia Klayrton Alves de Souza. Logo no início do evento, ele chamou para compor a mesa a juíza eleitoral da 167ª Zona Eleitoral de Manhuaçu, Patrícia Bitencourt Moreira, a promotora eleitoral junto à 167ª Zonal Eleitoral, Geannini Maelli Mota Miranda, o chefe do cartório, Gabriel Vinícius Attílio, o comandante do 11º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, tenente-coronel Wesley Flávio Soares, o delegado regional de Polícia Civil, Felipe de Ornelas Caldas, e o presidente da 54ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Glauber Carvalho Vidal de Lacerda.
Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, a juíza Patrícia Bitencourt Moreira falou sobre a importância da democracia, do processo eleitoral e dos inúmeros profissionais que garantem a realização de uma eleição. Ela destacou a relevância das urnas eletrônicas no Brasil, que colocam o país como pioneiro no uso deste tipo de tecnologia no mundo e que permitem a divulgação dos resultados das eleições no mesmo dia da realização do pleito. A juíza também desejou um mandato próspero a todos os eleitos.
Diplomação
Em seguida, Klayrton Alves de Souza chamou a juíza Patrícia Bitencourt para dar início ao protocolo da diplomação. Os primeiros candidatos diplomados foram os de Manhuaçu, seguidos pelos eleitos dos municípios de Reduto, Santana do Manhuaçu, São João do Manhuaçu e Simonésia.
Patrícia Bitencourt Moreira finalizou a cerimônia agradecendo a Câmara Municipal e a prefeitura de Manhuaçu pelo apoio na realização do evento. Ela parabenizou os eleitos e desejou um Feliz Natal a todos e um 2025 de paz e amor.
O ato da diplomação é a forma pela qual a Justiça Eleitoral atesta quem são os candidatos eleitos e oficializa o resultado das urnas. A eles são entregues os diplomas assinados pelo órgão responsável, neste caso o Tribunal Regional Eleitoral.
A cerimônia ocorre antes do recesso parlamentar e deve diplomar todos os escolhidos no processo de votação. O procedimento acontece após a apuração dos votos e depois do prazo de questionamento e processamento do resultado das urnas. Somente a partir daí é que os candidatos estão aptos a exercer o mandato.
Além da diplomação da prefeita Maria Imaculada Dutra Dornelas e do vice Nailton Heringer para o executivo municipal, em Manhuaçu foram diplomados 17 vereadores eleitos. São eles:
1 - Kelson Santana dos Santos
2 – Rodrigo Júlio dos Santos
3 - Marcelino de Jesus Dornelas
4 – Adenilza Maria da Silva
5 - Jorge Augusto Pereira
6 - Allan José Quintão
7 - Rose Mary Miranda Dornelas Catta Preta
8 - Jânio Garcia Mendes
9 - Ralley de Paiva Hott
10 - Gilson César da Costa
11 - Cléber da Penha Benfica
12 – Kilder Barbosa Perígolo
13 – José Eugênio de Araújo Teixeira
14 - Gedival Bitencourt Breder
15 – Tiago Cândido Ferreira
16 - Misrael Patrício de Oliveira
17 - Clóvis Pires
Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos Mais fotos